terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Morreu João Augusto Conrado do Amaral GURGEL, um gênio brasileiro injustiçado pelo nosso atraso!

No dia 31/01/2009, o engenheiro e empresário brasileiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel morreu vítima do mal da Alzheimer, aos 82 anos.
Não sei se todos concordam comigo, mas eu acho que o fato não foi noticiado com o devido destaque pela grande mídia. Digo isso porque, na minha modesta opinião, Gurgel foi um gênio brasileiro, um visionário, uma pessoa muito à frente do seu tempo.
Montou, ainda na década de 60, uma indústria automobilística genuinamente nacional e desenvolveu, dentre os modelos que produziu, um carro totalmente nacional, o BR-800.
No entanto, o nosso "capitalismo de Estado" - que adora patrocinar os "artchixtas", os "intelequituais", os "atreta" -, quando Gurgel mais precisou (e ele queria apenas um financiamento), virou-lhe as costas.
Sem conseguir competir com as grandes montadoras multinacionais, o sonho do gênio Gurgel acabou em 1994.
É assim que o Brasil trata seus gênios do empreendedorismo.
Eu acho que eu já disse isso aqui neste blog, quando comentei a morte da grande mulher que foi Ruth Cardoso, mas não custa repetir: pessoas como Gurgel morrem, e nós vamos ficando piores, vamos nos tornando cada vez mais burros.
A morte de Gurgel representa uma perda imensurável para o Brasil, mas parece que ninguém sequer percebeu. Meu Deus, como somos idiotas!

Nenhum comentário: