quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SPORT: CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

Pergunte a um flamenguista: “quem foi o campeão brasileiro em 1987: Flamengo ou Sport?”. Ele responderá: “o Flamengo, claro!”. Indague o porquê da afirmação dele, e provavelmente ele listará os seguintes argumentos:
1.    O Flamengo foi o campeão da série A (1ª divisão), e o Sport foi o campeão da série B (2ª divisão).
2.    O Flamengo teve adversários bem mais difíceis, e o Sport só jogou contra times pequenos.
3.    O time do Flamengo era imbatível em 1987. Portanto, se ele tivesse jogado contra o Sport, teria vencido facilmente.

Não vou nem detalhar outros argumentos jurídicos, porque seria covardia com os flamenguistas, já que o Sport venceu essa disputa “polêmica” em todas as instâncias possíveis, tendo a seu favor, inclusive, uma decisão judicial transitada em julgado.
O que eu pretendo fazer, neste post, é revelar alguns fatos que são públicos e notórios, mas que alguns se recusam a reconhecer, por ignorância ou pura má-fé.

O Sport foi campeão da série B em 1987?
Em 1987, o campeonato brasileiro foi batizado de Copa União e dividido em dois módulos, cada um com 16 times.
O Sport jogou o módulo amarelo, juntamente com Joinvile, Inter de Limeira, Portuguesa, Criciúma, América-RJ, Guarani e outros. Todos esses times que eu listei ficaram entre os 16 primeiros colocados no campeonato brasileiro de 1986 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986).
Portanto, qualquer um que afirme que o módulo amarelo do campeonato brasileiro de 1987 era equivalente à série B tem que explicar como esses times foram rebaixados em 1986. O Guarani, por exemplo, foi vice-campeão em 1986! No dia em que alguém conseguir me explicar como o vice-campeão de um campeonato é rebaixado e obrigado a jogar a série B no ano seguinte, eu me calo para sempre. Prometo!
Ah, só pra constar: no módulo verde, disputado por Flamengo e demais clubes tradicionais do eixo sul-sudeste, estavam times como Internacional, Santos, Santa Cruz, Botafogo, Goiás e Coritiba. Todos estes times, em 1986, NÃO ficaram entre os 16 primeiros colocados. Posso pedir também uma explicação de como eles teriam subido para a série A em 1987? Se não for pedir demais, quero uma explicação sobre isso também, ok?

Os times do módulo verde eram melhores do que os do módulo amarelo?
Para responder essa pergunta, é preciso adotar um critério objetivo para definir o que torna um time melhor do que o outro. Não há dúvida de que os adversários do Flamengo eram clubes de maior torcida e com mais tradição no futebol brasileiro, mas isso significa que eles são os melhores, em qualquer ano ou circunstância? Claro que não!
Como eu já deixei claro nos parágrafos anteriores, o módulo amarelo tinha times que, em 1986, ficaram em posições bem melhores do que os times do módulo verde. O Guarani, derrotado pelo Sport na grande final de 1987, foi vice-campeão em 1986. A Inter de Limeira, que também jogou o módulo amarelo em 1987, foi campeã paulista em 1986 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1986). O Bangu, outro que jogou o módulo amarelo em 1987, foi vice-campeão brasileiro em 1985 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1985) e 3º colocado no campeonato carioca de 1987 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Carioca_de_Futebol_de_1987).
Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe que o potencial dos times deve ser analisado à luz das circunstâncias da época, e não abstratamente. Peguem os times da série A de hoje e reflitam: Ceará, Avaí e Atlético Goianiense estão lá, sabiam? Isso significa que hoje eles têm bons times, mas amanhã essa realidade pode mudar. Ora, pergunte a um torcedor do Santa Cruz, que hoje está na série D, que lembranças ele tem do tricolor pernambucano nos anos 80. Aliás, dá uma pesquisada e vê o que acontecia com muitos times “grandes” que iam jogar no “mundão do Arruda” nessa época.
E mais: ainda que você conclua que os times do módulo verde de 1987 eram realmente melhores que os do módulo amarelo, eu questiono: quem os agrupou daquela forma? Por que times como Guarani foram jogados para uma suposta série B, e times como o Coritiba (44º lugar em 1986!) foram alçados a uma suposta série A? Pelo amor de Deus, respeitem a inteligência das pessoas!
Jogo se ganha dentro de campo! Que o digam o Inter de Porto Alegre e o Mazembe...

O Flamengo de 1987 era imbatível? 
Deixei essa pergunta para o final porque ela se refere ao argumento mais estúpido de todos os usados em favor do Flamengo. Só cai nessa pegadinha um boboca que desconhece os fatos ou um canalha que os renega.
Prestem atenção no que vou lhes contar agora, porque mesmo alguns torcedores do Sport vão ficar chocados: nem o título do módulo verde de 1987 o Flamengo merece. O título do módulo verde é uma fraude, e os times roubados foram o Atlético Mineiro e o Grêmio. Uns devem estar pensando: “xiii, lá vem esse cara falar de arbitragem... Nada a ver falar disso”. Não, não, não! Leiam primeiro, e depois concluam o que quiserem.
O campeonato brasileiro de 1987 foi, como eu já adiantei, dividido em 2 módulos, cada um com 16 times. Os times de cada módulo jogaram entre si, mas foram divididos em 2 chaves, cada uma com 8 times. Veja a explicação constante da Wikipédia:
“Primeira Fase: 16 clubes, jogando todos contra todos em turno único, mas organizados em duas chaves de 8 para efeito de classificação. Na primeira etapa (8 rodadas), os clubes da chave A jogam contra os da chave B; na segunda etapa (7 rodadas), todos os jogos são entre clubes da mesma chave. Em cada uma das duas etapas, classifica-se para a próxima fase o primeiro colocado de cada chave”.
Pois bem. Sabem em que lugar ficou o Flamengo ficou nas duas etapas de sua chave? 6º lugar na primeira etapa, e 2º lugar na segunda etapa. O Atlético-MG ficou em 1º lugar nas duas etapas! Aí você deve pensar: “ah, mas precisava ter uma semifinal, então chamaram o Flamengo porque, no geral, ele foi o 2º lugar”. Errado! Na soma das duas etapas da sua chave, o Flamengo ficou em 3º lugar, com 17 pontos. O 2º lugar foi o Grêmio, com 18 pontos. Mas sabem por que o Flamengo se classificou para a semifinal? Porque foi o 2º lugar na segunda etapa. Estão duvidando? Vejam aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Uni%C3%A3o.
Ei, e não se atreva a questionar um flamenguista com esses argumentos, porque ele provavelmente vai esfregar o regulamento na sua cara. Mas quando o regulamento não lhes é favorável, sabem o que eles fazem, né? Perdem de W.O., agindo como covardes, e depois saem gritando feito bambis: “Fogo na floresta! Fogo na floresta! Eu me recusei a jogar, mas sou o legítimo campeão, blá, blá, blá... Globo e CBF, como vocês ousam desafiar o Mengão!?”. Vão se catar!
Pois é, pessoal. O imbatível Flamengo de 1987, de Zico e cia., sequer conseguiu ficar em 1º lugar em pelo menos uma das etapas de sua chave. É isso mesmo: disputando com outros 7 times, ele ficou em 6º na primeira etapa, e depois em 2º. Querem saber mais? Eu lhes digo: foram 15 jogos, como apenas 6 vitórias (menos da metade), 5 empates e 4 derrotas. É esse o histórico do time que comentaristas como Renato Maurício Prado e Juca Kfoury afirmam ser imbatível. Tenha santa paciência...

Para finalizar:
Que o Brasil é um país onde não se respeitam as leis e os contratos, disso já sabemos. No mundo do futebol, essa é uma realidade ainda mais latente. Mas que a imprensa se una aos malfeitores e aos descumpridores das regras, aí já é demais!
O Sport teria ganhado do Inter e do Flamengo em 1987, se estes tivessem jogado? Não sei. Talvez não. Talvez o rubro-negro pernambucano de Robertinho e Ribamar, que no campeonato brasileiro de 1988 foi o único que não perdeu para o campeão Bahia na fase final do mata-mata (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1988), tivesse perdido para o rubro-negro carioca de Zico e Bebeto, que em 1987 não ganhou nem o campeonato estadual (http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Carioca_de_Futebol_de_1987).
Tenho pouco mais de 30 anos, e acredito que ainda viverei muitos outros. Mas espero, sinceramente, que jamais veja em minha vida essa combinação espúria de ignorância e má-fé, com o beneplácito do grande vigilante da verdade dos fatos: a imprensa.
À grande torcida do Sport Club do Recife, o mais antigo rubro-negro do Brasil (e isso também é fato), eu dirijo as últimas palavras deste texto: 87 É NOSSO! E PELO SPORT TUDO!

11 comentários:

Unknown disse...

Grande André, como sempre uma análise bem detalhada da situação. Parabéns. E pelo Sport, tudoooooo...Sempre!

Thiago Alencar

Unknown disse...

Apesar do seu sobrenome infeliz (rs), um texto claro e com apego à única coisa a ser levada em conta nesse caso: os fatos.

Big Lui disse...

Eu particularmente não gosto de futebol e sinceramente acho uma perda de tempo. Entretanto acho absurdo esse roubo que estão fazendo com o Sport. Acredito que essa história ainda não acabou e que o verdadeiro e único campeão será devidamente reconhecido.

Parabéns pela sua postagem.

Izac disse...

é bem simples explicar que o sport foi campeao da serie b em 87 só voltar para 86 e ver que o sport foi rebaixado

Izac disse...

e mais uma coisa vcs dividiram o titulo e não ganharam como o texto cita

Unknown disse...

Porque ele não falou que em 86, o Sport foi rebaixado?? Analisar os fatos é fácil, quando apenas se olham os fatos que interessa para o Sport. Não se esqueçam que se o clube dos 13 não se manifestasse, o brasileiro de 87 seria regionalizado, porque clubes como o "grande Sport", não tinham condições de bancar o custo das viagens (deve ser devido aos seus grandes títulos de 85 3 86, ou ao seu grande arrecadamento de venda de ingressos). Tenha dó, quem mais saiu favorecido neste campeonato foi o Sport, que caiu em um ano para a segunda e foi campeão da primeira no ano seguinte. EXPLIQUE ESSE FATO FALADOR!!!

André Luiz Santa Cruz Ramos disse...

Polacovski e Pedro Farias, vcs estão enganados.
Em 1986 o Sport não foi rebaixado. Ele disputou as duas primeiras fases, ficando bem colocado no seu grupo na primeira (3º entre 11 times) e mal colocado no seu grupo na segunda (8º entre 9 times).
O campeonato tinha vários grupos, e o Sport não se classificou para as oitavas-de-final.
No entanto, na contagem geral de pontos, ele ficou em 28º entre 48 times.
Se vcs olharem o link do campeonato brasileiro de 1986 na wikipedia, verão que os times marcados em vermelho (legenda usualmente utilizada para identificar os rebaixados) são os que ficaram entre as posições 37 a 48.
De qq forma, falta ainda vcs explicarem pq o Guarani, VICE CAMPEÃO em 86, disputaria o que vcs chamam de série B em 87. Também falta responderem os demais argumentos do meu texto.
Fiquem à vontade.

Unknown disse...

Olhando alguns sites observei duas colocação do Sport no campeonato de 86... 27° e 31°. Isso mostra que se a CBF fosse organizada o Sport estaria na segunda divisão de 87... Só isso já é suficiente. Mas como brasileiro tenho aquela vontade de ajudar os fracos e os oprimidos e aceitaria numa boa falar que teve dois campeões, pois o palmeiras ganhou dois brasileiros em um ano, ou seja, pode identificar dois campeonato brasileiro distinto em 87... Outra coisa que observei que o América RJ não aceitou disputar o campeonato em 87... Como que fica a sua colocação no início deste post????... Não estou dizendo que vc está errado, até pq vi duas classificação em que o Sport está em posição diferentes. Mas em todos que pesquisei não vi o América RJ jogando em 87... Fora isso vc escreve história muito bem cara!

André Luiz Santa Cruz Ramos disse...

Johnatan, veja a resposta que dei a comentários antigos, parecidos com o seu. Outra coisa: pra tentar explicar que o Sport foi, supostamente, campeão da série B em 1987, você precisa explicar porque o Guarani teria jogado essa serie B em 1987, já que ele foi vice campeão em 1986. Se você conseguir me explicar isso, a gente conversa mais.

Unknown disse...

Eu vejo isso da mesma forma que está acontecendo hj com a primeira liga... Uma falta de organização e autoridade da CBF... O guarani foi vice sim, mas e o Sport? E não falei em momento nenhum que foi campeão da série b, por favor reeleia e observa que disse que se fosse cumprir o regulamento de 86, o Sport tava na segunda em 87... A mesma coisa com o América RJ e alguns outros times tbm... Isso foi falta de poder e organização dessa doença da CBF... Francamente, qlq um vendo esses artigos na internet não entende se tiver boa vontade de pesquisar mais a fundo... Eu não vou negar o brasileiro a favor do Flamengo e nem vc a favor do Sport. E eu nunca nem pensei em discutir isso pq o time do Flamengo era uma máquina, mas vejo que o futebol é bem dinâmico e fui pesquisar a história mais a fundo. Agora que tenho mais convicção que não da pra falar que é do Flamengo, mas igual eu disse. Já que teve dois campeonatos distintos. São dois campeões distintos. O palmeiras ganhou dois em um ano... Parabéns a CBF que ajuda na história do nosso futebol.

Unknown disse...

E desculpa aí se fiz alguma crítica ofensiva blz cara! Abraços